top of page

HISTÓRICO

 

 

O Mestrado em Farmacologia e Terapêutica Experimental do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ foi criado em 1974, através de ações capitaneadas por Lauro Sollero, Professor Titular do antigo Departamento de Farmacologia Básica e Clínica, sendo então o único curso de Pós-Graduação em Farmacologia do Estado do Rio de Janeiro, e um dos primeiros do Brasil, com importante reflexo na formação de recursos humanos qualificados associados à área da “terapêutica”.

​

Renovando seu pioneirismo, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapêutica Experimental), com curso de Doutorado iniciado no ano 2000, se tornou a única Pós-graduação do Brasil e da América Latina a integrar formalmente as disciplinas de Farmacologia e Química Medicinal, reconhecendo a importância da inter- e multidisciplinaridade para o sucesso de projetos de pesquisa em novos fármacos.

​

A aprovação em 1996 do projeto “Desenvolvimento de Fármacos: Química, Farmacologia e Toxicologia“ (1º Edital – PRONEX, FINEP), primeiro projeto brasileiro a congregar especialistas de Farmacologia e Química Medicinal, com claro propósito de investir no trabalho interdisciplinar, com foco na identificação de novos protótipos candidatos a fármacos, caracterização de seu mecanismo molecular de ação e avaliação de eficácia e segurança pré-clínica, foi um marco emblemático rumo a reestruturação do antigo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terapêutica Experimental).

​

A reforma discutida desde dos anos 2000 e consolidada em 2008 suscitou na alteração oficial do nome do Programa para Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal) em 2009. A posterior inserção do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Química Medicinal (PPGFQM), em 2012, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR) consolidou tal iniciativa pioneira, com a audaciosa missão de formar recursos humanos qualificados na área de pesquisa em descoberta e desenvolvimento de novos fármacos.

​

Passados quatorze anos da reformulação oficial do Programa seu crescimento acadêmico-científico é inconteste e seu perfil multi- e interdisciplinar é cada vez mais pujante, sendo reconhecido e defendido por discentes e docentes do PPGFQM.

A história da criação do Programa e sua evolução até os dias atuais foi contada, a partir do olhar de docentes, discentes e egressos, e registrada num vídeo institucional disponível no canal Youtube do PPGFQM (acesse em: https://www.youtube.com/channel/UCssDyePKbPxzhqcJUOkwK9A/featured )

​

Para melhor traduzir as competências científicas e /ou profissionais dos egressos do Programa, típicas da formação interdisciplinar recebida, desde 2018, os estudantes são diplomados como Mestre ou Doutor em Ciências (Farmacologia e Química Medicinal).

Em busca pelo crescimento e aprimoramento constantes, o PPGFQM iniciou diversas ações visando o fortalecimento de suas iniciativas de internacionalização, já percebidas na produção técnico-científica de 2018 e 2019, e que estão pautadas através do planejamento estratégico do Programa, em consonância com sua missão e visão precípua de ser um Curso de Pós-graduação de excelência no ensino, pesquisa e inovação em fármacos no País.

​

O PPGFQM tem uma única área de concentração: Farmacologia e Química Medicinal e sete linhas de pesquisa, a saber: 1. Farmacologia e Química Medicinal de Doenças Negligenciadas e Câncer; 2. Farmacologia e Química Medicinal de Doenças do Sistema Nervoso Central; 3. Farmacologia e Química Medicinal de Doenças do Sistema Cardiovascular, Endócrino e Renal; 4. Farmacologia e Química Medicinal das Doenças Inflamatórias e da Dor; 5. Farmacologia e Química Medicinal das Toxinas e Substâncias Antagonistas; 6. Interação Fármaco-receptor e Sinalização Celular; 7. Modelagem Molecular Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos.

​

A missão do PPGFQM é formar recursos humanos com base sólida em farmacologia e química medicinal, com experiência nas etapas do processo de descoberta de fármacos, visando formar egressos capazes de atuar tanto na academia como nos setores governamental e empresarial, ou mesmo como empreendedores atendendo aspectos específicos da complexa cadeia de inovação em fármacos. Para tanto os objetivos do curso incluem:

​

1) Formação de Recursos Humanos com Base Sólida em Farmacologia e Química Medicinal: O PPGFQM tem a responsabilidade de formar recursos humanos de excelência em Farmacologia e Química Medicinal por ser o único programa deste tipo a oferecer cursos em nível de Mestrado (desde 1974) e Doutorado (a partir de 2000) no Brasil, além de ser o único Programa de Pós-graduação da América Latina, que aborda de forma programática e interdisciplinar a cadeia de inovação em fármacos e medicamentos.

​

2) Formação de Recursos Humanos Qualificados para Atuação Profissional na Academia ou Setor Governamental ou Setor empresarial (público ou privado): O PPGFQM tem a responsabilidade de formar recursos humanos de excelência com competências científicas e/ou profissionais relacionada a complexa cadeia de inovação em fármacos, que sejam capazes de:

  • a) Promover a nucleação de novos grupos de pesquisa nesta área do conhecimento, fundamental para a soberania em saúde  do País, mas hélas ainda incipiente no Brasil.

  • b) Exercer atuação profissional em órgãos governamentais, responsáveis pela inovação e regulamentação de novos                            medicamentos no País, a exemplo do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) e da Agência Nacional  de Vigilância Sanitária (ANVISA), respectivamente.

  • c) Desempenhar atividade profissional no setor farmacêutico ou farmoquímico, trabalhando preferencialmente em projetos de inovação radical e/ou inovação incremental.

  • d) Promover iniciativas empreendedoras com foco na cadeia de inovação em fármacos.

bottom of page